O Masterclass divulgado na notícia em anexo (clique para ver) é muito interessante porque nos põe em contacto com aspectos fundamentais do pedagogo suíço Dalcroze. De facto, a partir desta notícia, ficamos a conhecer alguns dados da sua vida, algumas referências biográficas, experiências profissionais, a sua obra e, naturalmente o seu método, euritmia.
A euritmia enquadra-se num contexto de formação integral, por meio da música e do movimento. Actua como actividade educativa que desenvolve a escuta activa, a voz cantada, o movimento corporal e o uso do espaço. Dalcroze enfatiza o facto do corpo e da voz serem os primeiros instrumentos musicais, e estimula, através de jogos e dinâmicas activas, a aprendizagem das crianças desde tenra idade.
Pessoalmente, pela dinâmica que imprime e pelo estímulo à criatividade que promove, é um método que particularmente me agrada. De facto, este método, tendo por “objectivo criar, através do ritmo, uma corrente de comunicação rápida e regular e constante entre o cérebro e o corpo, transformando o sentido rítmico numa experiência corporal”, desenvolve os níveis de concentração, a reacção imediata ao estímulo, a coordenação motora e o domínio das possibilidades corporais (Mantovani, 2009).
Um importante registo que esta notícia destaca, é a influência pela integração da melodia musical com a expressão corporal, do método Dalcroze no contexto das artes cénicas, da educação física e até da musicoterapia.
Sem comentários:
Enviar um comentário